Blog

Trabalhar demais não significa ser totalmente engajado


10/10/2018

Sabemos que ser totalmente disponível para a empresa demonstrará uma maior dedicação e comprometimento da sua parte, e isso ajudará ao lembrarem de você numa futura promoção.

Mas isso não quer dizer que você seja engajado. Se não houver um equilíbrio, isso poderá ser prejudicial, e eu explico a seguir nesse artigo.

A tecnologia dá a oportunidade de você se aproximar e se afastar das pessoas ao mesmo tempo. Essa mudança do conceito da velocidade nas comunicações mostra que é preciso você responder cada vez mais rápido as mensagens para se fazer presente. E aí antes mesmo de você perceber, estará respondendo as mensagens tarde da noite ou aos fins de semana em que você prioriza o momento com a família.

E afinal, isso é um problema?

Ao meu ver, sim. Pois quando você não estiver disponível, seja por estar em um almoço de domingo ou por brincar com seus filhos, muitas pessoas talvez não compreenderão. E você ficará tranquilo em não responder? Você conseguirá não ficar preocupado se alguém te chamar e você não puder atender naquele instante?

Veja algumas dicas que possam lhe ajudar:

1. Valorize o seu tempo

É necessário responder um e-mail as dez horas da noite se o assunto não poderá ser tratado naquele momento? Sua esposa se sentirá confortável ao ser deixada de lado para você responder questões de trabalho tão tarde? Se o problema for a otimização de tempo, salve em um rascunho e envie somente pela manhã. As pessoas podem se acostumar com essa postura e com isso irão te procurar em qualquer horário do dia ou da semana e aí você também não conseguirá manter os seus momentos de lazer.

2. Resultado vale mais que disponibilidade

Aquela frase “conte comigo” é uma alternativa para quem deseja mascarar a falta de resultados. Você não precisa estar sempre disponível para tudo se você constantemente entrega excelentes resultados. Entenda isso!

3. Seja 100% presente

A sua presença é muito mais importante do que estar somente disponível. Mergulhe fundo nas suas horas de trabalho, preste atenção, se esforce, traga resultados. Nas outras horas do dia, em que você fica com a família ou faz alguma atividade, entregue-se ao momento e relaxe. Isso evita incômodos tanto para você como para pessoas ao seu redor.

Entenda que é você quem deve controlar sua disponibilidade e não os outros. É preciso equilibrar isso. Esteja disponível somente para contribuir e não para parecer mais competente, isso você conseguirá apenas com resultados apresentados.

Quer trazer mais resultados para a sua carreira? Então cadastre-se na minha lista vip!

Um grande abraço
Ale Prates

Comentários