Blog

Qual o segredo para uma palestra de sucesso?


17/07/2019

Esse tema é para você que quer proferir palestras, conduzir reuniões, dar uma boa aula, aprender e estruturar uma ideia para que efetivamente consiga transmitir isso de maneira mais atraente, didática e enfática, alcançando resultados positivos.

Mas, antes de continuar este artigo, preciso lhe fazer uma pergunta: Por que você ministra uma palestra? 

Não existe uma resposta certa ou errada, é apenas a sua crença do porque você ministra uma palestra que importa. Eu, particularmente, gosto de fazer o caminho inverso e antes de contar para vocês o porque eu ministro uma palestra, vou começar explicando o porque eu NÃO ministro uma palestra.

Eu nunca faço uma apresentação para ser o protagonista, o mesmo vale se eu for conduzir uma reunião ou dar uma aula.

Todas as pessoas que desejam ser protagonistas acabam cometendo um erro gravíssimo: passam a vida toda em cima de um palco tentando ser uma pessoa interessante, forçando essa situação e caindo em mais dois erros. 

O primeiro é o erro da vaidade, onde o sujeito quer chamar muita atenção para si, tratando seus exemplos como verdades absolutas, tornando-se arrogante. O segundo erro é querer agradar a todos, pois quando se quer ser um protagonista interessante, você não quer desagradar as outras pessoas, só fala aquilo que  agrada, deixa de falar as verdades necessárias, não incomoda como deveria incomodar, ou seja, ao invés de você ser interessante em cima do palco, você deve ser interessado pelas pessoas. Percebe a diferença? 

Colocar a platéia como foco tira a responsabilidade que você mesmo se impõe de ser o dono da verdade e de dar a palavra final. Ao longo da minha carreira eu observei isso, hoje 90% das minhas palestras são frutos de indicações, e quando eu palestro eu falo exatamente o que precisa ser dito, com verdade, bom humor, de forma clara e dinâmica. Preparo minhas palestras em uma estrutura de roteirização, com o objetivo de prender a atenção das pessoas, pois eu quero que o público tenha acesso com um filtro limpo a mensagem que eu estou transmitindo. 

O bom palestrante não fala para agradar as pessoas, ele se prepara entendendo as necessidades da sua audiência e cria um roteiro didático que atinja as pessoas, pensando em como aquele público aprende, usando recursos que impactem o seu conteúdo de forma objetiva. 

Seu intuito não deve ser esperar aplausos de pé ao fim de uma apresentação, mas, impactar as pessoas, transmitindo conhecimento de forma clara, precisa, assertiva ao mesmo tempo que de maneira leve, verdadeira e interativa.  

Se você perdeu a minha última live no Instagram, assista no meu Canal Resultado, tem uma conversa muito bacana onde dou várias dicas sobre como montar um bom roteiro. 

Um abraço,
Alê Prates

Comentários