Blog

Presença: um tesouro em suas mãos.


09/01/2019

“Me dói quando não consigo buscar meu filho na escola ou quando não estou presente em seu campeonato de natação. Quando minha esposa me manda uma mensagem perguntando o horário que chegarei em casa, me sinto culpado…”

Há um tempo atendi um executivo que relatou seus conflitos referente a sua família. Ele havia conquistado grandes feitos profissionais, mas não estava totalmente feliz.

Logo que ouvi esse relato acima, questionei: Quando está em casa, nos momentos com a sua família, como está a sua participação? Ele parou por alguns segundos e respondeu: “na maioria das vezes a minha cabeça continua no escritório.”

O executivo não conseguia marcar presença em nenhum dos âmbitos da sua vida. Quando estava no escritório, sua presença dividia a atenção com a sua culpa por não estar em casa. E quando estava em casa, sua presença competia com as preocupações do escritório.

As pessoas estão presentes, mas não praticam a presença!

A presença é o nosso maior patrimônio e estamos negando essa riqueza. Quando estamos presentes, a nossa participação é intensa e começamos a transitar pelo ciclo virtuoso do engajamento. E sem a presença, a nossa participação é totalmente ineficiente, já que é dividido o nosso foco para duas ou mais coisas e essa divisão de atenção é difícil de administrar.

As pessoas estão perdendo a capacidade de prestar atenção nos detalhes. Gosto sempre de dar o exemplo do uso dos celulares. Há 10 anos não existiam esses aparelhos para concorrer com a nossa presença. Só que agora, é impossível você não conhecer uma pessoa que não mexa no celular enquanto conversa com a outra. Virou hábito de olharmos sempre o celular.

O que rouba a sua presença quando está jantando com alguém? Quando está curtindo o momento com o seu filho? Quando está participando de uma reunião? Ou fazendo um relatório?

Aproveite o início do ano para refletir as suas atitudes, organizar a sua participação e praticar a única solução existente: desenvolver a presença!

Defina os seus horários e busque planejar a melhor forma de estar presente em todos os contextos da sua vida: seja com a família, amigos, trabalho, saúde etc. Praticar a presença fará bem para a conquista do seu engajamento.

Um grande abraço,
Ale Prates

Comentários