Blog

Por que diploma não garante ter sucesso?


12/07/2019

Quantas pessoas você conhece que possuem um diploma mas não exercem a sua profissão? Quantas pessoas você conhece que passam anos estudando, mas que pouco praticam aquilo que sabem. Eu conheço muitas e, sabe qual é o resultado? Pessoas frustradas que não conseguem construir uma trajetória profissional porque acreditam que nunca estão suficientemente preparadas para passar seu conhecimento para frente e/ou tomar importantes decisões.

Recentemente, saiu uma matéria sobre este assunto na revista Exame, em que segundo pesquisas, o número de pessoas formadas que não conseguem se colocar no mercado de trabalho só aumenta e, por consequência, a tão sonhada ascensão profissional nunca chega.

Mas por quê?

Eu vou contar um pouco da minha trajetória. Me formei como Coach profissional em 2006, época em que essa profissão era muito nova aqui no Brasil, tanto que eu fui da primeira turma da Sociedade Brasileira de Coaching.

Eu decidi fazer essa formação porque eu acreditava que ainda faltava recursos para que eu pudesse melhorar o meu desempenho executivo.

O curso tinha dois módulos, sendo que o segundo ocorreu somente após dois meses. Eu fiquei tão empolgado com o que eu aprendi, que comecei a aplicar dentro da empresa que eu trabalhava.

No fim, quando eu fiz o segundo módulo, eu já tinha mais de 100 horas de aplicação de processo de Coach, e quando eu perguntava para as pessoas que também faziam o curso, a maioria não tinha aplicado nada.

O que aconteceu? Acabei me destacando dessas pessoas, pois eu peguei aquele conhecimento e apliquei imediatamente.

Quando eu fiz a formação de Master Coach, três anos depois, já tinha mais de mil horas de aplicação. Eu tinha conhecimento e prática, e isso me diferenciou dos outros profissionais.

É muito importante colocarmos em prática o nosso conhecimento, mas a maioria das pessoas demoram muito tempo para isso. Fazem cursos e faculdades, mas acabam engavetando tudo.

Conheço muitas pessoas que fizeram toda a graduação de Coach e nunca fizeram uma sessão de Coach. Sabe por quê? Elas sempre esperaram ter conhecimento para fazer isso. Desprezavam o conhecimento que tinham porque achavam que precisavam de mais conhecimento, e no fim aquele conhecimento maior dava a sensação de que não conheciam mais nada.

Então, quando você pega um conhecimento e não aplica, acaba gerando uma grande frustração.

Claro que esse é apenas um fator. Se você perdeu a minha última live no Instagram, assista no meu Canal Resultado, tem uma conversa muito bacana sobre esse tema.

Quero deixar claro que não existe uma verdade absoluta. Somente você pode avaliar o que é mais eficiente para a sua trajetória.

Um abraço,
Alê Prates

Comentários