Blog

Os perigos ocultos do engajamento


07/11/2018

Por essa você não esperava: alguns textos falando sobre os benefícios do engajamento e agora essa. Mas apesar de ser importante adotar o engajamento como um estilo de vida, é necessário se preparar com algumas consequências que podem aparecer no decorrer da vida. Sim, existe os perigos ocultos do engajamento.

Reciprocidade: Nem sempre as pessoas se engajarão na mesma intensidade que você, e isso irá te frustrar bastante. Não dá para mensurar o nível de engajamento de outra pessoa, pois ela pode estar fazendo o seu melhor e você não se satisfazer com isso. E assim você pode se desinteressar e até menosprezar o esforço alheio, achando que não há reciprocidade realmente.

Resultado: Nos engajamos porque queremos ver o resultado daquilo que desempenhamos, e a falta de resultado faz com que o engajamento perca o sentido, diminuindo o seu desempenho. O engajamento sempre o levará a querer mais, porém não é sempre que irá trazer resultados de imediato.

Realização: Ver que o seu engajamento está dando frutos para a sua vida o faz sentir-se realizado. Porém, em algumas situações da vida, mesmo com bons resultados, é comum deixar de valorizar as atuais conquistas e ir em busca de algo novo, que te traga mais realização.

Desistência: E continuando o item acima, às vezes surge o questionamento: Porque insistir em algo que não me completa? E com isso você começa a desistir de tudo e a continuar se desencantando com aquilo que já foi conquistado.

Para combater os perigos ocultos do engajamento, dois comportamentos são fundamentais:

Avaliação: Avalie sempre os desempenhos e resultados de suas ações. Não se engaje pelo reconhecimento das pessoas, busque sempre fatores que você pode controlar. Somente isso poderá lhe trazer a verdadeira realização.

Velocidade: Percebeu algo que pode melhorar os seus resultados, então faça. Mude suas estratégias com velocidade.

Um abraço,
Ale Prates

Comentários