Blog

O que é mais importante, frequência ou intensidade?


08/10/2018

Tanto a frequência como a intensidade são duas coisas essenciais, mas qual é superior ao outro? É difícil responder logo de cara, pois é necessário analisar cada fator de sua atividade para saber o que vai refletir mais no seu desempenho.

ENGAJAMENTO É PARTICIPAÇÃO ASSERTIVA:
Intensidade – Frequência – Método.

– Sem frequência, a intensidade não transforma;
– Sem método, a frequência não gera resultados, mesmo com muita intensidade;
– Sem intensidade, mesmo com método e frequência, jamais alcançaremos o melhor desempenho.

Cair no ciclo vicioso do engajamento pode ser muito rápido. Basta você não manter uma participação com intensidade e uma intensidade com uma certa frequência. Isso trará poucos resultados significativos e você diminuirá na sua participação, pois não se sentirá reconhecido e muito menos realizado para fazer a atividade.

Veja um pequeno exemplo:

Maria, 35 anos, sedentária e 26kg acima do peso ideal. Procurou orientações minhas nas redes sociais, afinal, sempre menciono que também passei por um processo de emagrecimento. Naturalmente, ela se comprometeu a mudar. Procurou um nutricionista, fez exames e matriculou-se na academia. Mas com isso, surgiu aquele senso urgência em emagrecer, então ela começou com força total, treinando todos os dias e alimentando-se bem. Prontamente questionei: “Por quanto tempo você acha que consegue sustentar essa frequência e essa intensidade?” Ela me respondeu: “Eu não sei, mas tenho medo de recuar e eu não quero isso! Você acha melhor fazer mais dias da semana ou atividades mais intensas?”. Respondi: “Você conseguiria manter uma certa frequência fazendo exercícios de alta intensidade?” Não adianta nada você fazer 30 minutos por dia de atividades monótonas, muito menos 3 horas de atividades desgastantes que certamente não irá durar muitos dias.

Em qual você se sente melhor? Praticando duas horas de tênis ou fazendo uma hora de aula de crossfit? Em qual você consegue manter a frequência e a intensidade de uma maneira que te trará bons resultados?

Por isso é muito importante encontrar algo que você consiga realizar mantendo o equilíbrio entre os dois. Reflita nisso.

Um abraço,
Ale Prates

Comentários