Blog

Em algum momento da sua vida você passará por uma transição de carreira.


10/07/2019

O artigo de hoje é um tema essencial para a nossa vida, como eu já havia dito na minha última live no Instagram. Se você perdeu a conversa bacana que tivemos sobre transição de carreira, não se preocupe. Ela está no meu Canal Resultado, no Youtube. O link é este: http://bit.ly/live-transicao-de-carreira. Aproveite e se inscreva para receber as notificações dos vídeos que irei postar por lá.

Durante toda a minha carreira, eu sempre tive a preocupação de não apenas desenvolver pessoas nos seus aspectos de liderança, gestão, vendas ou qualquer outro elemento de competências e sim de cuidar também da carreira das pessoas.

Para todos os profissionais que eu desenvolvi, eu sempre afirmei: “Não importa se você está vivendo um momento bom ou ruim na carreira, o mais importante é que você precisa pensar obrigatoriamente na sua transição de carreira.”

Eu acredito tanto nesse tema, que eu dediquei um capítulo inteiro no meu livro Não Negocie com a Preguiça. Se você ainda não comprou, aproveite o preço especial!

Qualquer profissional que não pensa na sua transição de carreira hoje está deixando para o acaso decidir seu futuro, está deixando a oportunidade de assumir agora para onde vai a sua carreira.

Cuidar da transição de carreira é você perceber a importância e se questionar: “Como eu posso assumir o controle da minha trajetória profissional?”

Todas as vezes que eu converso com algum profissional, eu pergunto se ele está cuidando da sua carreira. Muitos acham estranho e afirmam que estão bem em seus respectivos cargos, a empresa valoriza os funcionários e acham que não têm necessidade de pensar sobre isso.

Só que nós estamos em constante evolução. Não importa o momento que você está vivendo, a transição vai acontecer alguma hora, seja daqui 5, 10 ou 20 anos.

Pode ser que aconteça quando você se aposentar, quando perder o emprego ou por uma mudança brusca de mercado. Iniciamos e encerramos ciclos em qualquer momento da nossa vida, inclusive na carreira. Precisamos estar preparados.

Se eu tivesse me atentado mais na minha transição antes, de executivo para empresário, seria muito mais tranquilo. Eu fiz porque o mercado exigiu. A empresa que eu estava havia sido vendida e ali eu vi uma oportunidade de sair e expandir o meu negócio. Só que quando eu fiz isso, eu não fiz um planejamento adequado, fiquei sem dinheiro, enfim, bati muito a cabeça. Poderia ter sido uma transição mais suave, a minha empresa teria um retorno maior com menor espaço de tempo e eu não teria sofrido mais do que o necessário.

Quanto mais cedo pensar na sua transição de carreira, melhor.

É natural ocorrer a transição. O que eu vejo de muitos profissionais é que eles deixam essa transição na mão do acaso, na mão do mercado, na mão de outras pessoas. E isso é extremamente prejudicial.  Temos que nos reinventar a todo o momento para acompanhar a nossa profissão face às transformações do mundo e do mercado. Se eu não assumo a responsabilidade pela minha transição, o mercado vai cuidar disso pra mim, mas nem sempre a transição que o mercado vai me propor é a transição que eu quero.

Se você já quer mudar de carreira e acredita que tornar-se um Educador Executivo é o caminho, candidate-se agora na primeira turma da Formação de Educadores Executivos. Será um ano ao meu lado para você possa mergulhar a fundo nessa missão.

As vagas são limitadas e 50% já foram preenchidas nos primeiros 20 dias de inscrição! Não perca mais tempo, CANDIDATE-SE AGORA!

Comentários