Blog

Como construir métodos de gestão nas organizações


26/07/2019

Hoje vamos falar sobre como conduzir transformações nas organizações, e para isso vou te mostrar como construir o seu método de gestão.

Primeiro vou te fazer uma pergunta: POR QUE NÓS NÃO PODEMOS FAZER O MELHOR POSSÍVEL?

O que essa frase significa para você? Você é capaz de medir o que faz de melhor? Eu te respondo, não! Não podemos medir, esse conceito mascara nossa participação e serve como desculpa para aqueles que não entregam e quando questionados dizem: Eu fiz o meu melhor.

Aprendemos ao longo do tempo que temos que dar o melhor de si ou fazer o máximo, isso não está errado, desde que seja feito dentro de um MÉTODO que precisa ter começo, meio e fim. 

Por isso, a partir de hoje você vai parar de “fazer o seu melhor” e vai FAZER O QUE PRECISA SER FEITO, isso sim pode ser medido e dentro de um método você pode fazer o melhor possível, pois saberá onde entregar o seu máximo. O grande problema é que as pessoas querem entregar o seu melhor dentro de um conceito que não faz sentido, sem saber onde estão indo. Esse é o maior perigo que os profissionais precisam conter, não só dentro das empresas, mas em sua própria vida.

Quando vou nas organizações, começo estruturando um método de ação, pois quero encontrar respostas para essas duas perguntas:

 

  • Por que não conseguimos alcançar os resultados?

 

  • Por que alcançamos o resultado? 

 

 

Muitas organizações alcançam o resultado sem ter um método, o que eu classifico como “ter resultados sem desempenhar bem”. Por exemplo, na área de vendas eu posso, SEM TER UM MÉTODO DEFINIDO, vender bastante para um cliente específico por um tempo, ou seja, eu estou entregando resultado por causa de um cliente, mas pode acontecer de uma hora para outra esse cliente não comprar mais de mim, eu perco o resultado e não consigo identificar o que aconteceu.   

Agora quando eu tenho um método, consigo encontrar respostas para as duas perguntas que fiz acima. Isso é reconfortante, saber exatamente onde e os motivos que levaram ou não aos resultados. 

Lembre-se: NÓS NÃO VAMOS ENTREGAR  RESULTADO O TEMPO TODO, por mais engajados que estivermos, especializados que formos, nem sempre vamos entregar resultados e isso não é um problema. O problema é quando o tempo todo você não dá resultado. Guarde essa diferença.

Você deve estar se perguntando:  “O que fazer quando não entregar resultados, qual direção olhar?” Quando existe um método você olha para ele e chega à seguinte conclusão: Analisei o processo, cumpri todas as etapas e segui tudo o que deveria ser feito, mas teve um fator externo que impediu que o resultado acontecesse. E é aí que entra os métodos de gestão nas organizações.

Como o Educador Executivo cria um método de gestão nas organizações

O Educador Executivo NUNCA leva um método pronto para as organizações, nós ajudamos as organizações a construírem seu próprio método de acordo com sua cultura, crença e  realidade. O que eu faço é trazer protagonismo para as organizações, isso é feito de forma simples: fazendo com que elas construam seu próprio método a partir do RESULTADO que ela quer obter. 

“nós ajudamos as organizações a construírem seu próprio método de acordo com sua cultura, crença e  realidade”

Sabendo a meta que a empresa quer atingir é possível enxergar os números que juntos iremos alcançar. Depois de identificar o nosso resultado, precisamos traçar qual é o DESEMPENHO que precisamos ter para chegar nesse resultado. É nesse ponto que vamos gastar mais energia.

Na minha última live no Instagram tivemos uma conversa muito bacana sobre esse tema e lá eu dei várias dicas e exemplos para você começar a traçar um bom desempenho e alcançar resultados. Assista agora no meu Canal Educador Executivo.

 Um abraço,
Alê Prates

Comentários