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Comece a planejar 2020 já!


07/11/2019

Fala pessoal!

2020 está se aproximando e você já pensou como quer estar neste novo ano?

Planejamento, essa é a palavra de ordem, planeje o futuro da sua organização, trace planos e inove, verifique pontos que possam ser melhorados, estipule novos objetivos. Este artigo vai te dar algumas dicas de como entrar o novo ano com o pé direito e permanecer assim até o próximo ano.

1. Comece revisando todas as metas que você deixou de cumprir em 2019, avalie como foi o desempenho da sua equipe e o que sua empresa conquistou nesse período.

2. Outra dica é crie uma análise SWOT (análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, o que alguns chamam de análise FOFA ou matriz FOFA.) da empresa. Ela faz toda a diferença no planejamento organizacional para 2020, por meio dessa ferramenta você conseguirá ter uma visão ampla de todas as fraquezas e fortalezas do seu negócio.

A partir dela é possível identificar os problemas da empresa e traçar soluções para resolvê-las. 

O que você precisa saber para realizar essa análise? 

Fraquezas: liste os projetos que não estão gerando bons resultados para a empresa e precisam ser solucionadas;

Forças: descreva todos os pontos positivos da empresa, ou seja, atividades que são bem desenvolvidas, equipe, engajamento dentre outros;

Ameaças: analise as possíveis ameaças que podem surgir ao longo de 2020. Sobretudo, aqueles fatores provindos do mercado como concorrentes, legislação, fabricantes dentre outros;

Oportunidades: ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e podem ser usados a favor da sua empresa.

Após avaliar esses dados, analise as informações, verificando quais ações podem fortalecer sua empresa no próximo ano. 

3. Trace metas de curto, médio e longo prazo, mas não se prenda só a ideia, você precisa agir para que elas sejam realizadas

Use a dica anterior para descobrir quais são as metas que mais se aplicam a sua organização.

Separe seus objetivos por períodos de tempo:

Curto prazo: executadas no prazo de 3 até 6 meses;

Médio prazo: duração de 1 até 3 anos;

Longo prazo: metas que precisam ser cumpridas em cerca de 5 anos.

4. Marketing. Elabore um calendário de marketing para planejar campanhas e ações promocionais com eficiência resultando em ótimas vendas.

Olhe as datas comemorativas, analise o perfil de cada cliente, parceiros e fornecedores, para planejar seu plano de ação. 

5. Mantenha a seus colaboradores engajados. Ser empreendedor não é fácil, é preciso contar com a motivação de outras pessoas, se sua equipe for engajada ficará mais fácil manter o padrão de serviços bem executados, somados a uma ambiente de trabalho agradável.

Procure bons profissionais e ofereça boas condições de trabalhos a eles.

6. Eventos. Aposte em palestras, capacitações, workshops, planos de incentivo para seus funcionários, melhorando assim os resultados da sua empresa.

Conte com a experiência de profissionais que além de saber de determinado assunto, saiba na prática o que ele está palestrando. 

Nas palestras, por exemplo, é possível identificar e evitar erros que geralmente são cometidos na gestão de qualquer empresa.

Você pode estar pensando: Mas Alê, ainda não sei por onde começar, não tenho tempo ou não consigo dar continuidade. Nesse caso você pode contar com a ajuda de um profissional, como o Educador Executivo.

A grande missão de um Educador Executivo é ajudar empresas a terem colaboradores engajados, contribuindo para que os negócios (e as carreiras de quem trabalha ali) alcancem o potencial que merecem.

Ele ajudará os líderes por meio de metodologias e ferramentas como coaching, mentoring, treinamentos, consultorias e palestras.  A principal diferença entre o Educador Executivo e o Coach é que, no primeiro vai muito além do trabalho de coaching.

Um Educador Executivo pode segmentar sua atuação em cinco partes:

Consultoria de gestão

Programas de formação

Treinamentos/ Workshops

Palestras

Atendimento individual (coaching e mentoring)

O Educador Executivo é aquele profissional que faz a diferença dentro das pequenas, médias e grandes empresas. Ele vai analisar e traçar estratégias que mais se encaixa com a rotina e crenças do seu negócio.

Lembre-se quanto antes você começar a analisar e criar metas para sua empresa em 2020, maiores são as chances do seu negócio ter sucesso no próximo ano. Para saber mais sobre o meu programa de formação de Educadores Executivos, clique aqui. 

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