Blog

A sua empresa quer engajar toda e qualquer geração?


12/12/2018

Sempre ouço dizer que a Geração Y é menos comprometida com as empresas e mais focada em suas carreiras, que não respeitam a hierarquia e que não valorizam as oportunidades oferecidas. É fato que muitos profissionais são assim, mas isso não acontece  apenas com as gerações mais jovens. A Geração Y é tão descontente com as empresas quanto a X ou qualquer outra geração existente. A questão é que as pessoas com mais idade possuem agora mais responsabilidades, como sustentar uma família. E com isso não podem perder o emprego.

As gerações são diferentes no modo de ser e agir. Um líder de uma geração mais jovem, deseja a mesma coisa que eles. A questão é que a vida trouxe maturidade, experiência, conhecimento, virtudes que permitem o líder agir com maior ponderação e assertividade. O líder se depara com profissionais que desejam chegar no seu patamar, mas que possuem, é claro, um tempo de vida que não lhe permitem enxergar o que ele enxerga.

A Geração Y deseja trabalhar em uma empresa que lhes proporcione reconhecimento, oportunidade de crescimento, metas claras e desafiadoras. Querem a partir do seu trabalho, conquistar um padrão de vida superior.  É uma geração que não aceita a maioria das regras, procedimentos e planos de carreiras fantasiosos que as empresas praticam e não pretendem ficar anos na mesma corporação só para um dia, talvez, subir de cargo. E a Geração X? Ela quer alguma coisa diferente disso? É óbvio que não! Independentemente da geração, todos nós queremos uma empresa que nos valorize, que nos dê oportunidade de aprender, crescer e contribuir e que, acima de tudo, reconheça a nossa atuação e os resultados conquistados.

Já ouvi de muitas pessoas que a nova geração precisa de um propósito para se engajar, que quer trabalhar em uma empresa que deseja transformar o mundo. Mas isso não é verdade.

Ninguém vai se engajar com uma empresa porque ela vai mudar o mundo. O engajamento acontece quando a empresa muda o meu mundo. Eu valorizo o bem que a empresa faz para sociedade, mas o quanto eu estou aprendendo, crescendo, evoluindo e sendo beneficiado com isso? As pessoas estudam, enfrentam as pressões cotidianas e vivem mais horas no trabalho do que em casa por um simples motivo: querem se sentir realizadas e não existe melhor forma do que evoluir pessoal e profissionalmente. O que engaja é a sensação de progresso. Essa é a verdade.

A sua empresa quer engajar toda e qualquer geração? Ajude-os a construírem um caminho de realização.

Se não transformar o mundo deles, certamente não irá engajá-los!

Comentários